quinta-feira, 7 de novembro de 2013

GONTIJO: ORIGEM DA FAMÍLIA GONTIJO NO BRASIL


Por volta do ano de 1760 o português "Manoel da Costa Gontijo", filho de Paulo da Costa de Oliveira e D. Helena Francisca Gontijo, natural da freguesia de São Vitor da cidade de Braga, se transferiu para o Brasil.

Em 19/9/1763, ainda no Brasil colônia, o Sr Manoel da Costa Gontijo registrou a compra de um terreno em Cabo Frio, cujo registro tem o nº 79342 e está registrado no livro de nº18 de1763/1785, que se encontra no arquivo nacional da Torre do Tombo em Lisboa.

É possível que o Sr Manoel tenha passado algum tempo no Rio de janeiro e depois tenha se transferido para Minas Gerais, uma vez que em 1763 ele estava comprando terras em Cabo Frio.

Em Minas Gerais, o Sr Manoel da Costa Gontijo casou-se com D. Antonia Maria da Costa, brasileira, natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós, da Comarca de Barbacena/MG, com a qual teve muitos filhos, entre os quais, Anna, Maria Dorotéia, Bernardina, Hipólita e o Capitão Manoel da Costa Gontijo, filho do casal Manoel e D Antônia.

De acordo com assentamento no livro de batismos (registro velho) de Barbacena, foi batizada em 02/10/1765 a menina Anna, filha do Sr Manoel da Costa Gontijo, natural da freguesia de S. Vitor da cidade de Braga, neta paterna de Paulo da Costa de Oliveira, natural da freguesia de S. Vitor e s/m Helena Francisca Gontijo, natural de S. Martinho de Dume, Braga.

O Capitão Manoel da Costa Gontijo, filho do português Manoel da Costa Gontijo e D Antonia Maria da Costa, casou-se em 13/07/1786 com D Francisca Romana de Mendonça, nascida em Lavras/MG, no dia 22/3/1772 e falecida em 04/4/1847 em Moema/MG, ela filha de José Pereira de Carvalho e D Teodora Maria de Mendonça. A cerimônia foi realizada na Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, Capela de N.S Conceição do Rio Grande da Comarca de Prados/MG. O casal foi morar no termo da Vila de Pitangui, conforme consta no inventário e testamento de D. Teodora Maria de Mendonça.

O Casal Manoel da Costa Gontijo (filho) e D Francisca Romana de Mendonça teve vários filhos:
Francisco da Costa Gontijo
Silvéria da  Costa Gontijo
Manoel da  Costa Gontijo
José da  Costa Gontijo
Joaquim da  Costa Gontijo
Ana da  Costa Gontijo
Antonio da  Costa Gontijo
João da  Costa Gontijo
Francisca Romana de Mendonça
Domingos da Costa Gontijo
Eufrásia da  Costa Gontijo
Maria da Costa Gontijo
Vicente da  Costa Gontijo

O Capitão Manoel da Costa Gontijo, brasileiro de Barbacena, foi peça fundamental na criação das cidades de Bom Despacho, Moema/MG e no desenvolvimento da região oeste de Minas.

O Major Francisco da Costa Gontijo, nascido em 05/1/1790 em Pitangui e falecido em Divinópolis, em  1880, filho do Capitão Manoel da Costa Gontijo e D Francisca Romana de Mendonça, teve importância fundamental na estruturação da família Machado Gontijo de Divinópolis, conforme tivemos a oportunidade de mostrar na postagem - "História das Famílias Machado, Gontijo e Machado Gontijo de Divinópolis" também encontrada neste blog.

Nota:
Não detalhamos a história dos Gontijo de Bom Despacho e outras cidades do Oeste Mineiro, porque ainda não dispomos de dados suficientes, mas estamos trabalhando para obtermos tais informações.

Sugestões/esclarecimentos: deciomgontijo@gmail.com